Soletrar o Dia

Em Voz Alta #6 // Maria do Rosário Pedreira + Probióticos

Quando as novidades são boas não devemos guardá-las no bolso, mas semeá-las em palavras, já que de palavras se trata.

A próxima sessão #EmVozAlta traz à VIC // Aveiro Arts House as palavras inquietas da escritora e editora Maria Do Rosário Pedreira, precedida pela música dos Probióticos —projecto electrónico com influências de Jazz e composição contemporânea.

★ MARIA DO ROSÁRIO PEDREIRA ★

Durante a conversa com a escritora Rosa Alice Branco, poderão apreciar a perspicácia lúcida da bloguista de “Horas Extraordinárias” e da cronista de “Adeus, futuro”. Impossível o Fado não vir à baila, já que as suas letras foram cantadas por nomes como o de Carlos do Carmo, Ana Moura ou Ricardo Ribeiro. E a acertar com a cereja no meio do bolo, do ouro sobre azul e outras metáforas, os poemas (ditos pela autora) que nos deixam sempre demasiado sensíveis para pensar em como a Poesia pode ter este poder rejuvenescedor sobre nós. Mas já a Poeta nos desvelara na sua “Arte Poética”:

(…) a minha
boca está sempre na concha da tua mão,
todos os dias há páginas nos teus olhos,
escreve-se a vida sem nunca envelhecermos.

★ PROBIÓTICOS ★

Amigos na vida e no trabalho, Filipe Fernandes e João Grilo estreiam em 2016 este duo onde se cruzam influências de Olivier Messiaen com Ryoji Ikeda, Tigran Hamasyan e ping-pong, e que já os levou a paragens como Gotemburgo ou Oslo. Actualmente em residência na VIC, preparam a peça que apresentarão este próximo Sábado.

Com percursos ligados à composição contemporânea e à Jazz, a música dos Probióticos situa-se algures entre estes dois campos, deambulando por quadros contemplativos de exploração tímbrica e enganando com jogos polirrítmicos o ouvinte que bate o pé ao ritmo da música.

O constante dialogo entre improvisação e composição remete para um cruzamento entre formas musicais coerentes, surpresas musicais e eventos inesperados.

—————————

Foto: Orlando Almeida

Deixe uma resposta